PROGRAMA DE EXERCÍCIO SUPERVISIONADO

O Programa de Exercício Supervisionado no Centro de Excelência Física tem como objetivo possibilitar a reabilitação e o controle da doença cardiovascular através de atividade física especializada, diminuindo o risco de novas intercorrências. Baseia-se na prescrição de exercícios físicos e medidas educacionais, de modo a desencadear mudanças benéficas no estilo de vida, reduzindo os fatores de risco e possibilitando a reversão ou retardo na progressão das doenças cardiovasculares subjacentes.

Individualmente o protocolo durará entre 4 (quatro) e 6 (seis) meses. Pare esse serviço o protocolo de atendimento deverá conter:

 

  • Avaliação Médica:

Consultas individualizadas ao longo do tratamento com objetivo de estratificação de risco, de acordo com suas características e avaliação da necessidade de supervisão e nível de monitorização necessária.

  • Ergoespirometria:

Teste ergométrico associado à espirometria de esforço, como teste de esforço cardiopulmonar, utilizado no diagnóstico de limitações respiratórias, cardíacas e metabólicas. O teste consiste em realizar um exercício progressivo em esteira ou bicicleta ergométrica, respirando por um dispositivo que permite a coleta de amostras do ar expirado. O principal objetivo é medir a eficiência com que o corpo humano utilizar o oxigênio do ar atmosférico, o que envolve o bom funcionamento e integração entre os pulmões, o coração e todo sistema circulatório.

Este exame deverá ser realizado obrigatoriamente nos pacientes que forem encaminhados ás sessões do Programa de Exercício Supervisionado e também por solicitação dos médicos.

  • Sessão de Reabilitação:

Realização de atividade Física sob a supervisão médica, assistida por um técnico de enfermagem e também por um professor de educação física, além do monitoramento intermitente com um cardioscópio, SO² e ECG.

Cada sessão pode contar com no máximo 6 (seis) clientes e todos ao longo do seu tratamento podem frequentar no máximo 72 (setenta e duas) sessões entre 2 (duas) a 3 (três) sessões semanais, de acordo com o diagnóstico médico.

  • Critérios de Inclusão:

Serão incluídos no Programa de Exercício Supervisionado os pacientes com os seguintes critérios:

  1. Pacientes com diagnóstico de Doença Arterial Coronariana;
  2. Paciente com histórico de Cirurgia de Revascularização do Miocárdio;
  3. Paciente com histórico de Angioplastia Coronariana e colocação de Stent Coronariano;
  4. Paciente com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Congestiva
Ao final do tratamento espera-se que os pacientes estejam aptos para continuar o protocolo de atividade física sem supervisão médica em academias regulares e que atinjam os seguintes objetivos como metas qualitativas:
  1. Melhora da capacidade funcional;
  2. Diminuição do número de internações;
  3. Diminuição do número de procedimentos de intervenção coronariana;
  4. Diminuição do número de exames complementares relacionados a alterações cardiovasculares.

Últimas postagens